Porto Container | Inovando em método construtivo

47 3349-7901 47 9 9138-1454

Container Refrigerado x Câmara fria

São utilizados para refrigeração de alimentos, medicamentos produtos químicos e é utilizada, também, em necrotérios.

Container Refrigerado x Câmara fria



São muito utilizados, principalmente pela indústria e comércio de produtos alimentícios que necessitam de refrigeração, como carnes, laticínios, frutas, legumes, entre outros.

Hoje falaremos das diferenças e das vantagens entre containers refrigerados e câmaras frias.

Continue conosco e descubra qual deles é o ideal para o seu negócio.




Container refrigerado x câmara fria: características de cada um


-- Container refrigerado (reefer), é uma caixa térmica que já vem pronta. Foram originalmente produzidos para o transporte marítimo de produtos resfriados ou congelados.

São produzidos em aço cortem, com o acabamento interno em aço inox, isolamento térmico de 10 cm de poliuretano e piso em barras em formato T. Desta forma o ar passa por baixo dos produtos e chega em cima até o evaporador. Esse fluxo do ar gera a troca de calor e mantém a temperatura necessária para manter seus produtos em condições ideais.  São altamente resistentes devido ao material utilizado. Também são hermeticamente fechados, o que os torna muito seguros. Também impossibilita a entrada de insetos ou qualquer tipo contaminação.

Eles possuem compressor, condensador, entrada de ar, controlador externo e instrumento de expansão e evaporação interno.

O container reefer gera economia, pois pode ser desligado quando não estiver em uso.

Outra grande vantagem é que o mesmo produto pode ser utilizado tanto para manter produtos resfriados quanto congelados. Eles trabalham de     -25ºC até + 25ºC.

Mas tem mais uma vantagem fantástica ele é um container. Pode ser transportado para qualquer lugar, bastando um caminhão para isso.

Então se seu negócio tem filiais, você pode alternar entre um ponto e outro, conforme sua necessidade. Ou se você trabalha com produtos sazonais, como perus, na época do natal, por exemplo, pode inclusive alugar um container. Isso irá gerar economia (com aluguel por um curto período de tempo) e facilitará que você faça uma grande compra, podendo obter descontos maiores para conseguir para atender seus clientes.

E, ainda, eles podem ser sobrepostos. Se seu espaço é reduzido é só empilhá-los. Pode inclusive utilizar um para resfriamento e outro para congelamento.

Como é um produto reutilizável, ele já vem com tamanhos pré-determinados que pode ser de:

- 10 pés (3,00 x 2,43 x 2,90m), com volume interno de 18m²;

- 20 pés (6,00 x 2,43 x 2,90m), com volume interno de 28m² e,

- 40 pés (12,0 x 2,43 x 2,90m), com volume interno de 67m².

(Essas medidas se referem a comprimento x largura x altura).

Como já vem com sistema refrigerado pronto, sua tecnologia não é nova, pois são reutilizados equipamentos com 10 anos ou mais de fabricação.

Normalmente fica mais em conta.

Sua vida útil é bastante longa.



-- Câmara fria, é uma caixa térmica construída dentro dos estabelecimentos. É um produto personalizado. Com tamanhos adequados ao espaço e necessidades no momento de sua construção. É fixa.

Pode ser construída para o resfriamento de produtos com temperaturas entre 0º C e 18º C ou para o congelamento com temperaturas inferiores a 0º C.

Hoje já tem tecnologia para construir as câmaras reversíveis, que resfriam e congelam (alternadamente). Mas isso ainda encarece bastante o produto.

As câmaras frias normalmente são construídas com painéis de 2 chapas zincadas e pré-pintadas ou em chapas brancas ou inox. É utilizado um isolante térmico. Os mais utilizados são poliestireno, EPS (isopor) ou poliuretano.

Para dar início ao ciclo de resfriamento, o condensador é acionado assim que o termostato identifica uma temperatura acima da ideal. Os ventiladores sugam o ar para o condensador para que seja retirado o calor pelo líquido refrigerante, movendo o ar refrigerado para o fundo das câmaras.

Seu sistema de resfriamento “pode ser” mais moderno.

Como pode ser projetado para seu espaço e necessidades, com s cálculos específicos e sistemas com tecnologias mais modernas, pode gerar economia de energia elétrica.

Normalmente fica mais cara do que o container.

Sua vida útil é mais curta.



Container refrigerado x câmara fria: qual escolher?


Diante do que vimos no texto acima, vai depender, em grande parte, do seu tipo de negócio.

Se você tem um supermercado ou tem mais de uma loja, por exemplo, containers refrigerados são a melhor opção, pois você pode comprar ou alugar. Você pode transportar para outro lugar e, também, colocar um sobre o outro para melhor aproveitamento de espaço. Sua durabilidade também é maior.

Já para quem tem um espaço e deseja ter uma câmara fixa, com sistema de resfriamento mais moderno, a câmara fria pode ser a melhor solução.

Além de ambos serem muito utilizados na indústria e comércio de alimentos, também são utilizados na indústria farmacêutica, química e automobilística e em necrotérios.


Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Mas o ideal é conhecer cada opção para ver qual o mais adequado para o seu caso e fazer levantamento de valores, inclusive verificar o consumo de energia de cada um.


Se você gostou deste post, compartilhe em suas redes sociais.



Veja mais

Aceitamos Cartão de crédito em 12x, BNDES, Financiamento Bancário em 48x
ATENDEMOS TODO O BRASIL!
WhatsApp