Porto Container | Inovando em método construtivo

47 3349-7901 47 9 9138-1454

Hortas orgânicas em containers

As hortas orgânicas em containers são excelentes alternativas para a falta de espaço nas cidades, produzindo alimentos sem necessidade de uso de agrotóxicos e em ambiente controlado.

Hortas orgânicas em containers



Você sabe que é possível construir hortas em containers?

Hoje trazemos para você um pouco de conhecimento sobre as possibilidades de se construir hortas orgânicas ou fazendas orgânicas em containers.

Nos acompanhe neste post.


Hortas orgânicas em containers

Hortas orgânicas em containers podem ser uma parte da solução para suprir a demanda de alimentos para a população.

Hoje nosso alimento, dependendo da região em que moramos , pode vir de muito longe, tornando o custo maior em função do frete.

A qualidade dos produtos também fica comprometida, pois a maioria dos produtos são colhidos muito cedo e ficam expostos ao sol durante o transporte. Além disso entram e saem de câmaras frias o que faz cair a qualidade e a quantidade de nutrientes.

Com hortas urbanas em containers podemos ter uma alimentação saudável e com um custo bem menor, com a colheita dos produtos já prontos para o consumo.

Além disso, a projeção é de que nove bilhões de pessoas estejam povoando a terra até o ano de 2050 ( segundo estimativas das Nações Unidas).

Além do grande crescimento populacional (o que vai diminuindo a terra disponível para a agricultura), o mundo enfrenta grandes mudanças climáticas e escassez de água.

Os métodos de produção atuais não darão conta. 

São necessárias novas soluções para impulsionar inovações na agricultura.

A agricultura urbana oferece um caminho promissor para começar a suprir essa demanda.

Afinal cada vez mais devemos repensar como alimentamos nossas famílias e nossas comunidades.

No exterior já vem sendo utilizados diversos projetos para áreas urbanas, inclusive com a utilização de containers, a vários anos.

Muitas ferramentas para viabilizar essas inovações em áreas urbanas vêm da Agricultura de Meio Ambiente Fechado (CEA).

O modelo de hortas em containers podem funcionar muito bem em cidades onde não há espaço para plantações e quando há a necessidade de crescimento sob temperaturas e condições específicas do ar. 


Hortas em containers: quem pode usar

-- podem ser usadas por produtores locais em grandes centros.

-- podem ser usadas em condomínios.

-- comunidades de bairros.

-- podem ser usadas por pessoas que tenham o espaço relativo a um container em suas casas e que queiram ter uma alimentação mais saudável.

Com hortas containers em condomínios e comunidades de bairros podem ser oferecidos produtos que trarão mais saúde e economia para os moradores, beneficiando principalmente as comunidades mais carentes.

 

Hortas orgânicas em containers: principais sistemas

-- utilização do sistema de hidroponia, que é um sistema de cultivo em água.

-- utilização do sistema de aquaponia, que é um sistema sustentável para a criação de peixes em tanques  combinada com a produção de alimentos (hidroponia), em um ambiente simbiótico.Numa “fazenda aquaponica”, os dejetos dos peixes são bombeados com a água para um tanque de retenção, onde as bactérias decompõem esses efluentes em uma mistura essencial  de nutrientes  para as plantas. A água é bombeada através dos recipientes que contém as plantas e devolvida purificada ao tanque de peixes. Ocorre aí a adubação das plantas e a reciclagem da água.

-- sistema vertical, este sistema proporciona excelente aproveitamento dos espaços.


Hortas Orgânicas em containers: principais benefícios

-- alimento mais saudável, sem agrotóxicos. Como os alimentos são produzidos em ambientes controlados não há a necessidade de uso de pesticidas.

-- maior facilidade na produção para alimentos que precisam de climas específicos através de ambiente controlado.

-- mobilidade, como os containers são modulares e leves,  se houver necessidade de mudança de local, será muito fácil transportá-los. 

-- utiliza pouco espaço, como os containers são modulares e empilháveis não necessitam de muito espaço para ter uma grande produção. 

-- adaptáveis, podem ser adaptados a diversos tipos de culturas.

-- com ambiente controlado, as mudanças climáticas e a poluição das cidades não afetam os alimentos.

-- alimentos frescos e sem necessidade de logística de transporte.

-- economia de água, com sistemas de agricultura urbana há uma economia em torno de 90% de água se comparadas a agricultura tradicional.

-- consciência e controle, os agricultores são obrigados  a cultivar de forma mais consciente e controlada, o que aumenta as possibilidades de cultivo de alimentos orgânicos sem a necessidade de investimentos extras.

-- preservação do solo e, consequentemente, da natureza como um todo, diminuindo o desenvolvimento de secas, erosão do solo e vários outros problemas.

-- saúde, sem uso de agrotóxicos e com produtos frescos que mantém os nutrientes preservados, há aumento de ganho na saúde dos consumidores e também dos produtores que não ficam expostos aos agrotóxicos.

-- economia, com produtos mais em conta em função da proximidade do ponto de produção e, devido a qualidade dos nutrientes, também reduzem-se os gastos com medicamentos. E se for de produção própria fica melhor ainda.

-- sustentabilidade, o uso de containers, a menor utilização de água, o não uso de agrotóxicos e a preservação do solo contribuem grandemente para a preservação do meio ambiente.

Uma horta orgânica em containers já é possível  e traz grandes benefícios para a população.


Você gostou deste post? 

Compartilhe em suas redes sociais.



Veja mais

Aceitamos Cartão de crédito em 12x, BNDES, Financiamento Bancário em 48x
ATENDEMOS TODO O BRASIL!
WhatsApp