Porto Container | Inovando em método construtivo

47 3349-7901 47 9 9138-1454

Shopping Centers Construídos Com Containers: É possível?'

Centro comercial e de lazer construído a partir de containers reutilizáveis que tem por objetivo levar aos seus clientes e usuários um conceito de varejo alternativo, descontraído e muito interessante.

Shopping Centers Construídos Com Containers: É possível?

                                                                                                                          Antigo shopping da Nova Zelândia devastado por um terremoto.

      Novo shopping em containers construído no local


Você já foi em um shopping construído com containers?

Não?

E já imaginou um?

Hoje queremos lhe mostrar o quanto é legal um projeto desses.

Nos acompanhe no texto abaixo.





Shopping centers construídos com containers: é possível?

Shopping construído com containers é possível sim. E fica maravilhoso.

São projetos inovadores e modernos que fazem muito sucesso e proporcionam uma nova experiência aos clientes.

Só pelo fato de serem feitos com containers já são sustentáveis.

Mas também não utiliza todos aqueles materiais naturais como areia, tijolos, cimento, brita, ferro e água e não gera entulho.

Mas podem ser acrescentados projetos para produção de energia solar, para captação e reaproveitamento de água das chuvas e telhado verde.

São muito econômicos e sua entrega é muito rápida por que são produzidos em empresas especializadas, em ambientes controlados. Isso quer dizer que utiliza menos mão-de-obra e não sofre com a interferência das mudanças climáticas. Também não utiliza materiais naturais (areia, tijolos, cimento, ferro, brita e água).

Outro fator muito positivo é a mobilidade. Os módulos podem ser trocados de lugar a qualquer momento.

Para o comerciante o custo-benefício de um container para loja é muito atrativo.




Exemplos de shoppings construídos com containers no mundo

 

-- Brasilinaugurado em 2015, em Contagem-MG, idealizado por Mário Valadares, o Shopping Só Marcas Container, é uma extensão da Só Marcas Outllet. Foi construído com 67 módulos reutilizáveis e pintados com cores vivas. Abrigam 30 lojas de grandes marcas nacionais com preços acessíveis e descontos outlet praça de alimentação e espaço para eventos, onde mensalmente são realizados grandes shows. Todo domingo é realizado um feirão de automóveis. Tudo num terreno de 25 mil m² com lojas de dois pisos de forma a facilitar o fluxo das pessoas.

Este projeto se destaca ainda mais pela sustentabilidade. Além do reuso dos containers, foi construído painéis para produção de energia solar, captação e reuso de água das chuvas, carro elétrico para o transporte de clientes, grama sintética que dispensa regas portanto economiza água. Os decks e bancos foram construídos com pallets reutilizados.

E temos o reaproveitamento de materiais também no espaço kids. No local tem um avião da antiga Varig adquirido em um leilão e um helicóptero que foi usado na guerra do Vietnã.



-- Austrália, em Christchurch, Nova Zelândia, o Cashel Mall foi construído para ser um complexo temporário, substituição ao shopping center que já existia no local e que foi devastado por terremoto que assolou a Austrália em 2011. Foram construídas 27 lojas, restaurantes e cafés com módulos colocados lado a lado e uns sobre os outros. Os módulos foram pintados com cores bem vivas para criar visual alegre.

Esse shopping é conhecido como um símbolo do capitalismo sustentável.


-- Argentina, Buenos Aires, o Quo Container Center, projeto da BZZ Arquitectura, a construção foi realizada com 57 containers. O local se tornou um ponto referência para fazer compras, almoçar ou simplesmente ficar em contato com a natureza. Com painéis solares, telhado verde e espaços verdes abertos, com árvores que adentram às lojas e restaurantes. Formado por três pisos, com acesso por escadas e elevadores externos.

No alto do prédio de containers tem um grande terraço e para os dias em que o sol é muito forte, conta com a proteção de um tecido resistente a água.

Um dos mais famosos restaurantes de lugar é totalmente envidraçado e suspenso.

Os banheiros públicos são decorados com tampas de garrafas coloridas.



-- Coréia do Sul, Seul, o Commom Ground, projetado pelo Urbantainer, foi construído com 200 módulos de containers totalizando 5.300 m². Com grande economia de valores e tempo, foi construído em apenas 5 meses. Pintado de azul e colocados lado a lado e empilhados formando três pavimentos. É dividido em dois espaços principais: o Market Hall e o mercado de fins de semana onde são realizados os shows e exposições.

O Market Hall é uma obra arquitetônica forte para ser admirada e lembrada por quem o visite, por esse motivo foi mantida a textura e a verticalidade dos containers, o que evidencia o material utilizado.

É o maior shopping de containers do mundo.



--México, Puebla, a Container City, idealizado por Gabriel Esper Caram, foi construída com 50 containers, totalizando 4.500m², ao lado da Universidade das Américas, ponto cultural da cidade. Além da reutilização dos containers Caram utilizou materiais reutilizáveis também na parte de instalações, tubulações, piso e decoração, mostrando que reutilizar e reciclar é uma maravilha para o meio ambiente e para sustentabilidade.


Você ficou convencido da versatilidade praticidade dos containers?

É muito interessante, não acha?

E gostou deste post, compartilhe em suas redes sociais.


Veja mais

Aceitamos Cartão de crédito em 12x, BNDES, Financiamento Bancário em 48x
ATENDEMOS TODO O BRASIL!
WhatsApp