Porto Container | Inovando em método construtivo

47 3349-7901 47 9 9138-1454

Sustentabilidade Ambiental

Sustentabilidade ambiental se refere a todas as ações que impactem, direta ou indiretamente, o meio ambiente, a curto, médio ou longo prazo.

Sustentabilidade Ambiental



Hoje muito se fala em sustentabilidade.

Então traremos para você informações sobre sustentabilidade ambiental.

Queremos lhe mostrar que é possível, através de várias ações no dia a dia, fazermos a nossa parte.

E que é possível construir de forma sustentável, ajudando na preservação do meio ambiente.

Nos acompanhe no texto abaixo.



Sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade ambiental, de acordo Ignacy Sachs, refere-se à capacidade de sustentação dos ecossistemas (capacidade de absorção e recomposição).

Para Ignacy Sachs, “a sustentabilidade ambiental pode ser alcançada por meio da intensificação do uso dos recursos potenciais para propósitos socialmente válidos; da limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos facilmente esgotáveis ou ambientalmente prejudiciais, substituindo-se por recursos ou produtos renováveis e/ou abundantes e ambientalmente inofensivos; redução do volume de resíduos e de poluição; e intensificação da pesquisa de tecnologias limpas”.



Sustentabilidade ambiental: definição

Podemos definir sustentabilidade ambiental como a maneira de agir do homem na utilização dos recursos naturais e nas medidas adotadas para soluções que não agridam o meio ambiente e garantam a sua utilização pelas gerações futuras.




Sustentabilidade ambiental: importância

A sustentabilidade ambiental é de vital importância para o homem, pois sem o meio ambiente não existe vida.

O uso inteligente e sustentável de todos os recursos que a natureza oferece é que determinará a continuação da vida humana.

E não falamos aqui de ações compensatórias como o plantio de árvores por empresas que antes fizeram grandes desmatamentos ou de empresas que exploraram os recursos dos solos, tiveram acidentes com grandes proporções e prejuízos humanos e naturais gravíssimos e, hoje, tentam a recuperação florestal e das nascentes do rio.

Falamos de ações, atitudes sustentáveis, coisas que podemos fazer diariamente para preservar o meio ambiente.



Sustentabilidade ambiental: atitudes de preservação

Podemos dizer que para termos atitudes sustentáveis se faz necessário que utilizemos de forma sábia e consciente dos recursos proporcionados pelo meio ambiente, nos beneficiando de tudo o que a natureza nos oferece, mas mantendo todas as condições necessárias para a renovação dos recursos que ela nos disponibiliza.

Cada um de nós deve fazer a sua parte.

Podemos começar educando nossos filhos para que desde pequenos já tenham consciência sobre a preservação do meio ambiente. Isso já começa com aquele papelzinho de bala que deve ser colocado no lixo e não jogado na rua.

São pequenas ações, que se realizadas por todos, se tornam grandes ações.

Devemos fazer uso consciente e racional da água (reutilizando sempre que possível).

Devemos usar produtos biodegradáveis, produtos reciclados, alimentos orgânicos (que não utilizam agrotóxicos) e que, preferencialmente, reutilizam restos de alimentos e da própria lavoura para adubação.

Utilizar produtos de empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente, que fazem reflorestamento, preservam a mata nativa, que fazem gestão de resíduos, que utilizam bioenergias e fazem uso consciente da água.



Sustentabilidade ambiental: benefícios para empresas

Alguns dos benefícios para as empresas que se utilizam da sustentabilidade ambiental podem ser vistos no caixa da empresa, pois as pessoas valorizam empresas que investem na preservação do meio ambiente e isso se reflete nos lucros.

Essas empresas, através das mídias, conseguem divulgar suas ações e servir de exemplo para que outras empresas e pessoas também saibam da importância da preservação e busquem soluções para serem sustentáveis dentro de suas áreas de atuação.



Sustentabilidade ambiental: construção civil

Na construção civil, temos hoje uma excelente opção que coopera em muito na sustentabilidade, que é a construção em containers.

A construção em containers é altamente sustentável pois utiliza um material que iria para o lixo.

Mas não é só isso, não. Não são utilizados água, areia, cimento, brita, ferro e madeira na sua construção.

Não são feitas todas aquelas obras de fundações e aterros  necessárias numa construção tradicional, o que diminui o uso de recursos naturais e não interfere na permeabilidade do solo.

E, também, não são gerados todos aqueles resíduos e gases que são produzidos numa construção tradicional.

E você poderá acrescentar ao seu projeto, telhado verde, captação de energia solar e captação de águas das chuvas.

A construção em containers de casas ou comércios (qualquer tipo de comércio ou prestação de serviços) é uma excelente oportunidade para você cooperar com a sustentabilidade e ter um projeto totalmente diferenciado e que lhe trará muita visibilidade.



O que você achou deste post?

Compartilhe em suas redes sociais.

Veja mais

Aceitamos Cartão de crédito em 12x, BNDES, Financiamento Bancário em 48x
ATENDEMOS TODO O BRASIL!
WhatsApp